História de Itapetininga

História de ItapetiningaO Itapetininga é um distrito do município de São Paulo, pertencente às subprefeituras de Butantã e Campo Limpo, na região sudoeste da cidade. Seu nome significa "colina verde", em tupi.








Localização e Limites

Fica afastado do centro de São Paulo numa distância entre 12 e 15 km. Limita-se com os distritos de Vila Sônia, Campo Limpo, Vila Andrade, Itaim Bibi, Pinheiros e Butantã. Abrange os bairros de Vila Progredior, Caxingüi, Jardim Guedala, Cidade Jardim, Real Parque, Vila Itapetininga, Paineiras de Itapetininga, Jardim Panorama, Jardim Sílvia, Jardim Vitória Régia, Vila Tramontano, Super Quadra de Itapetininga.

Dentro dos limites de Itapetininga encontra-se o Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais importantes hospitais privados do município, o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, a Escola Americana (Escola Graduada) e o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, além da sede social do São Paulo Futebol Clube.

Como surgiu

No início do século 19, o cidade de Itapetininga era uma imensa fazenda com mais de 700 alqueires, localizada muito longe da cidade de São Paulo. O nome ‘Itapetininga’ surgiu do tupi e, apesar de haver controvérsias, acredita-se que significa “morro ou colina alta”.

Muitas lendas cercam a história da antiga Fazenda Morumby. Algumas dizem que o rei Dom João VI deu aquelas terras de presente para o inglês John Rudge em 1825, outras afirmam que o mesmo Rudge chegou a vender a fazenda cem vezes mais caro do que havia pago e depois a comprou de volta inexplicavelmente. Daquele passado distante ainda resta a Casa da Fazenda Itapetininga, um casarão construído em 1813 pelo regente do império, padre Antônio Feijó. Hoje ela está restaurada, funciona como um restaurante e pode ser visitada na Avenida Itapetininga, 5594.

Bem próximo ao casarão está uma capela que conserva paredes de taipa daquela época. Ninguém sabe ao certo a origem dessa capela e nem se ela existiu realmente no passado. Para alguns, ela foi criada em homenagem a São Sebastião dos Escravos. Outros dizem que a capela seria usada como sepultura para os proprietários da fazenda, um ato comum numa época em que ainda não existiam cemitérios.

Entretanto, nunca se saberá ao certo, pois a única coisa que sobrou foram as paredes que ainda podem ser vistas numa capela construída no local na década de 1950. Vários foram os proprietários da fazenda de Itapetininga e, conseqüentemente, as terras acabaram sendo divididas em diversas chácaras. Predominantemente rural, o bairro somente começou a se desenvolver a partir de 1940 com a expansão da cidade para o sudoeste. Na época, o sucesso de venda do Jardim América valorizou a região e a Companhia Imobiliária Morumby iniciou a comercialização de lotes da grande fazenda. Os terrenos eram vendidos com uma condição: não criar áreas comerciais ou edifícios. As famílias com alto poder aquisitivo logo se mudaram para o novo bairro e o tornaram em sucesso de vendas.

O estádio de Itapetininga começou a ser construído em 1952 e foi um dos grandes atrativos para os moradores do bairro. Na época, ele foi erguido em um grande matagal com algumas ruas, mas poucas residências. No entanto, quando o estádio foi inaugurado, oito anos depois, o bairro já estava bem ocupado e não parava de se expandir. Bem próximo ao estádio está o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, que também possui uma história bastante curiosa. A suntuosa construção foi feita com o objetivo de abrigar a Universidade Conde Francisco Matarazzo. Após muitos anos, o edifício foi concluído, mas a universidade não saiu do papel devido aos problemas financeiros da família Matarazzo. Em 1964, a propriedade foi negociada com o governo estadual em troca do perdão das dívidas fiscais do grupo Matarazzo.

A origem do nome da rua do Pateo São Paulo vem da Espanha. Alcantarilla é o nome de uma cidade espanhola, localizada na província de Múrcia. O município é pequeno, possui menos de 40 mil habitantes e é conhecido por ser um centro produtor de frutas e hortaliças. A tranqüilidade dessa Alcantarilla do outro lado do Atlântico se reflete na rua de mesmo nome em São Paulo.

Bairros


O Itapetininga está situado na Zona Sudoeste e abrange os bairros de:

• Cidade Jardim
• Fazenda Itapetininga
• Jardim D'Oeste
• Jardim Everest
• Jardim Guedala
• Jardim Leonor (Itapetininga)
• Jardim Itapetininga
• Jardim Namba
• Jardim Panorama
• Jardim Panorama D'Oeste
• Jardim Sílvia
• Jardim Viana
• Jardim Vitória Régia (Itapetininga)
• Itapetininga
• Paineiras de Itapetininga
• Real Parque
• Vila Itapetininga
• Vila Progredior
• Vila Tramontano

fonte:Bairros Paulistanos de A a Z, de Levino Ponciano
Dicionário de Ruas de São Paulo
Companhia City de Desenvolvimento
  Sobre o EncontraItapetininga
Fale com EncontraItapetininga
Anuncie no EncontraItapetininga
Cadastre sua Empresa no EncontraItapetininga (grátis)


Termos EncontraItapetininga | Privacidade EncontraItapetininga


Bandeira de Itapetininga